quinta-feira, 3 de julho de 2008

Um país esquizofrénico?



Vivemos desde sempre com a ideia que o interior deste país se transformaria mais tarde ou mais cedo num enorme deserto. Ao longo destes muitos anos habituamo-nos à ideia de ver partir novos e velhos nascidos nestas zonas mais remotas, isoladas e profundas de Portugal. É vê-los partir para outras paragens à procura das oportunidades que o seu próprio país lhes negou. Nestas cidades, vilas e aldeias, da agricultura, da indústria, apenas restam memórias doridas.
Quem diria! Um pais que recebeu milhões para combater as assimetrias regionais, um pais que construiu dez estádios para o Euro2004, mas que queria construir doze, um país que sonha realizar jogos olímpicos e mundiais de futebol, um pais que quer o TGV e novos aeroportos, um país que tem alguns dos gestores mais bem pagos do mundo!
Um país de vaidades, de políticos ambiciosos de passam da esfera governativa para o conselhos de administração de empresas privadas e vice-versa como quem troca de camisa.
Será este o mesmo país onde pessoas começam a ter com fome? Onde os governantes nos pedem paciência e nos asfixiam com impostos e nos pedem que paguemos ainda mais impostos em nome da consolidação do défice? Será este o mesmo país onde nos cobram nas facturas da EDP a delirante contribuição audiovisual pelo valor de 3.42 Euros, mesmo que seja um contrato para uma capoeira de galinhas???
Este é o mesmo país onde a clientela dos aparelhos políticos é grande e vive muito bem. Este é o país das assimetrias, sejam elas regionais, na distribuição da riqueza, no acesso a oportunidades, no acesso à saúde, à educação, etc.
Há fome em Portugal e vai haver mais. O "negócio", esse, vai de vento em popa para os conselhos de administração e accionistas das Galp´s das PT´s, para os Boys dos aparelhos partidários, para as fundações Berardos, Soares e Cª. Mas nem tudo é mau! Ao preço a que estão os combustíveis - eis que surge agora uma oportunidade de ouro para combater de vez a desertificação e a interioridade! É certo que a maioria de nós vive demasiado longe da fronteira para se poder abastecer de combustíveis em Espanha. Nada mais fácil. Aproveitemos a oportunidade e mudemo-nos para o interior. E se a coisa assim continuar, mudemo-nos definitivamente para Espanha!!!

1 comentário:

Sónia Marques disse...

Ir para Espanha?! Ideia interessante...
Gosto do teu blog!